segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Todos os dias.


Foto: O nome da criança é Vida. Ela é filha de uma amiga, espero que não se importe de colocá-la aqui. Achei que a foto expressava bem o que eu disse abaixo.


Em nome do pai, do filho e do espírito santo.

Pai nosso, ave maria.

Tirai esses pensamentos ruins da minha cabeça e fazei com que nenhum mal se aproxime de mim, de minha família e de meus amigos.

Que todos durmamos bem e que amanhã seja um dia excelente.

...

Perdoai os nossos pecados e nos conduza a vida eterna.

Amém.


******************************************


O que é a fé? Para mim, a fé é a esperança de que algo bom aconteça.

Não sei com quem exatamente eu converso durante a noite, de qualquer maneira, o meu discurso não costuma mudar muito.

Agradeço pelo meu dia, mesmo que ele tenha sido um inferno. Peço uma boa noite, mesmo que saiba que vou acordar com dor no pescoço. Desejo coisinhas secretas que só o interlocutor pode saber e sigo em frente.

Não tenho religião. Nasci católica, fui batizada e crismada, meio que por imposição, mas fui. Não aceito algumas coisas da igreja, mas admito que há pessoas boas nelas. Acredito um pouquinho de cada religião e nada de nenhuma. A minha: Existe o bem e o mal, não sei se na figura de um diabo ou de um Deus loiro de olhos azuis. Temos a arbitrariedade. Eu procuro seguir o caminho do bem e é isso que para mim faz a diferença. Os sermões da vovó de como estou em pecado por não confessar não me pertubam mais como quando era pequena.

Sei que esse tal de "neocatecumenato" tem mudado um pouco a visão punitória da igreja católica, mas --que me perdoem os seus fiéis-- não acredito que seja possível "ficar puro" após uma confissão, justamente porque duvido que alguém tenha coragem de assumir TODOS os seus pecados para outrém, principalmente para um padre que não te conhece.

Isso me pertubava muito quando criança, achava que era pecadora e me sentia culpada por "comer a hóstia", pois não tinha contado todas as minhas travessuras ao padre.

Sigo o caminho do bem, isso me parece mais razoável e, não, "comodista", como costumo escutar de alguns fervorosos.
Vida.


4 comentários:

Cristina Casagrande disse...

O padre é só um elo, você se confessa para Deus. Mas esse elo é a maneira de você concretizar seu desejo de perdão. O ser humano precisa desse recurso, somos corpo e alma, precisamos pedir perdão com o corpo também, por meio da oralidade, no caso.

Uma história bonitinha (e verdadeira): http://www.acidigital.com/juanpabloii/men-papa.htm

Fundamentos um pouco mais densos: http://www.mitranh.org.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=618&Itemid=58

Saudades, vamos visitar a Vida?

Hilário Pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hilário Pereira disse...

A fé...muito interesante. Uma discussão longa, pra não dizer eterna, pois nunca descobriremos...talvez ela aconteça de verdade na vida das pessoas ou uma parte dela, mas o ser humano não sabe mesmo o que é a fé. Não sabe.

Achamos que temos fé, mas o que temos é uma desculpa para acreditar naquilo que se pretende alcançar.

Adorei a foto!

Bjo Danis!


PS: tudo o que escrevi pode não fazer sentido. Ou não.

Anônimo disse...

só tenho um comentário a fazer!

A "Vida" é linda!
Parabéns, q Deus abençoe!

bjus